DESINSETIZAÇÃO

A desinsetização é um processo de controle de insetos rasteiros e voadores. Estes insetos podem ser baratas, pulgas, traças, formigas, moscas, mosquitos e pernilongos, além de aranhas e escorpiões.

Na desinsetização, há diversos tipos de inseticidas e técnicas de controle cuja escolha varia de acordo com a praga que se pretende controlar, o nível de infestação e a atividade desenvolvida nos locais a serem tratados. Algumas técnicas atuais de controle são a pulverização, atomização, termonebullização, polvilhamento, iscagem com inseticidas granulados e gel.

O controle de tais pragas é muito importante, pois elas geram inúmeros problemas como desconforto, prejuízos materiais e transmissão de diversas doenças. Para alcançar um resultado satisfatório no combate as pragas, é importante buscar empresas sérias e com certificados de regularidade, que cumpram todas as normas que envolvem a aplicação de inseticidas, garantindo a proteção da saúde das pessoas e dos animais, além da preservação do meio ambiente. Para tanto, contamos com uma equipe formada por Biólogo, Engenheiro Agrônomo, e Técnico em Saneamento e Controle Ambiental.

OBJETIVO –Controlar os tipos de pragas que infestam residências e empresas, comercio utilizando produtos de qualidade, profissionais capacitados e processos socialmente responsáveis.
Prestar serviços no controle de pragas urbanas e endemias em locais sujeitos a infestação, visando preservar o meio ambiente, a higiene, segurança e a qualidade de vida de seus clientes e funcionários, com os produtos domissanitários atualizados.

Definir as normas a serem aplicadas para efetuar o controle de pragas urbanas, tais como: insetos: (baratas, formigas, aranhas, escorpiões), cupim de madeira seca, cupim de solo, roedores.

Para tanto, contamos com uma equipe formada por Engenheiro Agrônomo, Biólogo e Técnico em Saneamento e Controle Ambiental.

PROCEDIMENTO – Entende-se por controle integrado de pragas o sistema de controles de diferentes espécies de pragas onde se combinam, racional e harmonicamente, um conjunto de táticas e procedimentos técnicos: inspeção, monitoramento, educação em saúde ambiental, boas praticas de fabricação e serviço, boas práticas de armazenamento, manejo adequado de resíduos (lixo), manutenção das instalações físicas, prediais e equipamentos, controle alternativos (físicos, mecânicos e biológicos), controle químico realizado de forma racional, planejado, seletivo e justificado objetivando diminuir a exposição de forma a evitar prejuízos econômicos, impactos ambientais indesejáveis e danos a saúde individual ou coletiva.

INSPEÇÃO / DIAGNÓSTICO – O diagnostico de situação se caracteriza pela inspeção minuciosa do ambiente alvo com o objetivo de obter completo conhecimento do problema para que, a partir das informações levantadas, se estabeleça o planejamento e estratégia de controle. Elementos importantes:

  • Identificação do ambiente alvo;
  • Identificação das espécies de pragas e sua distribuição no ambiente;
  • Identificação da extensão do problema;
  • Identificação das áreas: em criticas, semi-criticas e não criticas;
  • Identificação das dificuldades de operacionalização das intervenções de controle.

DESRATIZAÇÃO

É a solução mais eficiente quando uma residência/empresa/hospital/órgão publico, encontram-se infestadas, por uma das piores pragas que pode vir a surgir. Ratos são animais ágeis, flexíveis e muito astutos, o que torna a captura e extermínio realmente difícil.

Além de roubarem restos de comidas e deixar dejetos em todos os cantos, os problemas trazidos por estes roedores não se resumem a apenas isso. Os ratos podem transmitir mais de 30 doenças as principais são:

  • Leptospirose
  • Tifo Murino
  • Hantaviroses
  • Peste Bubônica

Alguns registros históricos remontam que a infestação de ratos acompanha a sociedade humana desde 10.000 anos a.C, mais ou menos no início da agricultara, desde aquele tempo, os humanos buscam formas de como realizar uma desratização com sucesso.

Desratização nada mais é que o nome dado para o método usado por Empresas Controladoras de Pragas e profissionais habilitados para eliminar ratos utilizando raticidas e armadilhas mecânicas, químicas e biológicas.


DESCUPINIZAÇÃO

Quando pensamos em cupim, pensamos apenas nas madeiras. Porém, essa é apenas uma espécie de cupins. Existem muitos outros que podem estar comprometendo a estrutura da sua casa, neste exato momento, sem você perceber. Por isso, é quase impossível dizer quando a descupinização é necessária. A única pessoa que pode dizer isto é um técnico experiente.

Existem muitos fatores a serem levados em conta sobre a descupinização. O foco é grande? Qual espécie está infestando o local? Existe risco de uma expansão? Eles trazem riscos estruturais ao ambiente?

Por isso, a descupinização não é um processo que deve ser feito apenas quando percebe que sua casa ou empresa está sofrendo com a infestação de cupins. Ela é a manutenção para evitar futuros problemas. Muitos cupins podem estar escondidos na sua casa agora mesmo, mas você só perceberá quando ou móvel ou parede já estiver corrompido.

Isso faz com que seja necessário chamar uma equipe especializada rotineiramente para verificar a existência de cupins e avaliar se a descupinização é necessária.

Controle de cupins, sejam os de madeira ou os subterrâneos, a descupinização é feita através de injeção, barreira química ou pincelamento. No caso de infestação de cupins de madeira, alguns cupinicidas e solventes podem tratar as peças com diferentes técnicas sem que haja comprometimento do material. Quando a infestação é de cupins subterrâneos, costuma-se usar barreiras químicas e com um tratamento no solo ao redor do imóvel.

O serviço de descupinização deve ser feito por uma empresa especializada, que saberá a melhor quantidade de produtos e a melhor maneira de aplicá-los para controlar a infestação de cupins.

Os tipos de descupinização:

BARREIRA QUÍMICA é utilizada no controle de cupins subterrâneos. O produto é aplicado no solo, paredes, tetos e caixotes, através de injeção de inseticida no solo, para que os cupins não se espalhem pela propriedade.

A DESCUPINIZAÇÃO COM TRATAMENTO EM MADEIRAMENTO é feita com a aplicação de inseticidas na madeira infestada através de furos estratégicos seguida de uma pulverização para evitar novas infestações.

A DESCUPINIZAÇÃO COM TRATAMENTO DE CONDUÍTES usa produtos químicos para bloquear a passagem de cupins.

SISTEMA DE ISCA CUPINOUT A ação do ingrediente ativo presente no cupinout, um inidor de crescimento, impede a formação de quitina, acarretando na mortalidade dos indivíduos no momento da muda ou durante a formação.