Começa o inverno. E começa também aquela sensação maravilhosa de saber que não terá nenhuma formiguinha surpresa no seu bolo ou no suco, nenhum pernilongo zumbindo na sua orelha, nenhuma barata invadindo a sua cozinha. Mas, você sabe para onde vão esses insetos? O frio acaba com todos eles? O que realmente acontece?
Assim como nós, seres humanos – que preferimos lugares quentinhos, ficamos mais caseiros e fazemos atividades com menos esforço físico -, os insetos se isolam quando as baixas temperaturas aparecem. Eles entram em um tipo de hibernação, chamada DIAPAUSA, onde o metabolismo fica muito mais lento e eles não conseguem ser tão ativos quanto no calor. É daí que vem a nossa expectativa de as pragas somem no inverno, só que não: eles dormem até que as temperaturas subam novamente.
Larvas e ovos desses insetos, que também ficam quietinhos esperando o frio passar na fase chamada de latência, terminam de se desenvolver somente quando as temperaturas ficam altas. Poucos dias depois, eles voltam a aparecer em nossas casas com o metabolismo a todo o vapor procurando comida.
Portanto, o ideal é fazer o controle desses insetos para que no calor eles não apareçam mais!
Não faça o controle de pragas da sua casa ou de seu estabelecimento comercial por conta própria. Isso é muito perigoso. Cuidado com “kits” de dedetização que são oferecidos porta a porta. Eles podem ser clandestinos e colocar em risco a saúde de sua família.
Consulte sempre um profissional habilitado, ou uma empresa devidamente legalizada, peça-nos uma visita, e nós da Antiprag Litoral Controle de Pragas, teremos o prazer em apresentar a melhor solução para suas necessidades.