É a principal espécie de cupim no meio urbano e intradomiciliar. Prefere infestar objetos e estruturas de madeira que tenham a umidade baixa (inferior a 30%). Ataca principalmente móveis e componentes de edificações como rodapés, portas e portais, telhados, janelas e pode chegar a destruir até outros objetos como livros e papéis.
As colônias dos cupins de madeira seca, por seu tamanho reduzido, são capazes de viver até em pequenos objetos, o que facilita o transporte e a introdução desses insetos em regiões distantes do local de origem. Os cupins de madeira seca precisam evitar a perda de água já que vivem em baixa umidade, para isso produzem as bolotas fecais secas, que são expelidas periodicamente da peça infestada.
- Tamanho: Até 1,25 cm
- Cor: Marrom claro
- Formato: Corpo cilíndrico e pernas curtas
- Asas: Sim, sendo as asas 0,6 cm maiores que seus corpos
- Pernas: 6
- Nome popular: Cupim de madeira seca
- Antena: 2 retas
- Filo: Arthropoda
- Reino: Animalia
- Ordem: Blattodea
- Classe: Insecta
- Espécie: Cryptotermes brevis
- Família: Kalotermitidae
DIETA: Celulose proveniente de mobiliários e estruturas que tenham um nível baixo de umidade.
HABITAT: O tamanho das colônias é proporcional ao objeto afetado. Normalmente são pequenas, possuindo cerca de 100 a 300 indivíduos e em 15 anos podem chegar a ter até 3000.
IMPACTO: Destrói grandes monumentos históricos como peças de igrejas antigas e museus. O desenvolvimento acontece de forma lenta, de modo que os prejuízos só começam a ser observados após cerca de 3 anos.
PREVENÇÃO: Não estocar caixas de madeira ou papelão, inspecionar e vedar buracos e frestas, utilização de madeira tratada durante a construção.