Os cupins subterrâneos constroem suas colônias preferencialmente no solo, em local subterrâneo, pois dependem da umidade para se desenvolver. A população das colônias do cupim subterrâneo é enorme, podendo até chegar a milhões de indivíduos.
Pesquisas feitas nos Estados Unidos da América registraram colônias maduras de cupins subterrâneos do gênero Coptotermes spp. realizando consumo médio diário de 300 gramas de material celulósico.
As condições ideais destes espaços são favoráveis ao seu desenvolvimento e infestação, como, escuridão, má ventilação, inviolabilidade e temperatura. Os locais em que são formados os ninhos são de difícil acesso, dificultando o combate.
- Tamanho: 0,32 a 2,54 cm
- Cor: marrom claro
- Formato: longo, estreito, oval
- Asas: Sim, do mesmo tamanho e forma
- Pernas: 6
- Nome popular: Cupim subterrâneo
- Antena: 2 retas
- Filo: Arthropoda
- Reino: Animalia
- Ordem: Isoptera
- Classe: Insecta
- Espécie: Coptotermes gestroi
- Família: Termitidae
DIETA: Madeira em geral em árvores, estruturas internas de residências e empresas e objetos que contenham celulose.
HABITAT: Criam suas colônias em cima das árvores, possuem tamanho grande e coloração negra. Podem ser encontrados também em estruturas de madeira, paredes e postes.
IMPACTO: Podem atacar estruturas de madeira de casas e as árvores que servem de apoio para a colônia.
PREVENÇÃO: Utilização de madeira tratada, retirada de entulhos com madeira, planejar a poda da árvore para não deixar ferimentos, além de retirar árvores mortas e em decomposição do local.